Tipo: Livres
Área: Diversos
Modalidade: A distância
Avaliação: 0,00
Classificação: 4,30
Criador e primeiro coordenador da Olimpíada Brasileira de Robótica (2007) Campeão Mundial de Robótica pela RoboChamps (2008) Tradutor e Revisor Técnico dos Livros: Engenharia de Sistemas e Controle - 6a. Ed. 2012. Nise, Norman S. Sistemas de Controle Modernos - 11a Ed. 2009 e 12a. Ed. 2013. Dorf, Richard C. Professor do Departamento de Sistemas e Controle da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA desde Fevereiro de 2005 e atual Chefe do Departamento.
Engenheiro de Computação - ITA - 1991/95 (1o. colocado da turma). Mestre em Eng. Eletrônica e Computação - Sistemas e Controle - ITA - 2003/03. Doutor em Eng. Eletrônica e Computação - Sistemas e Controle - ITA - 2004/06. Pós-doutorado no Inst. de Sistemas e Robótica - Univ. de Coimbra - 2008/09.
Durante o ano de 2008 foi estagiário no IFST na Universidade de Tecnologia de Hamburgo (TUHH), Alemanha. Atualmente é professor no Departamento de Sistemas e Controle da Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA. Seus interesses de pesquisa incluem controle preditivo, controle tolerante a falhas, planejamento de trajetória e exploração de ambientes por agentes autônomos.
Concluiu o doutorado e o mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (em 2015 e 2012, respectivamente) e o bacharelado em Engenharia Eletrônica (em 2009) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA
Neste curso você aprenderá a obter a resposta em frequência de um sistema Linear e Invariante no Tempo (LIT) e a usá-la para projetar controladores que atinjam requisitos de reposta transitória e em regime estacionário. Você aprenderá a obter o diagrama de Bode a partir de dados de amplitude e fase de entradas e saídas senoidais. Também será capaz de esboçar o diagrama de Bode de um sistema dada a sua função de transferência. Outrossim, será capaz de representar a resposta em frequência na carta de Nichols-Black. A fim de se determinar a estabilidade do sistema, você aprenderá a aplicar o critério de Nyquist, que faz uso da resposta em frequência em malha aberta e permite determinar se um sistema será estável em malha fechada. Ao fim do curso, você será capaz de projetar controladores com dinâmica, isto é, com polos e zeros, portanto mais complexos do que um simples ganho de realimentação. Essa flexibilidade permitirá que você projete controladores para satisfazer simultaneamente requisitos de sobressinal e tempo de resposta que seriam impossíveis de atender com um simples ganho. Também poderá com isso alterar as características da resposta em regime estacionário, aumentando as constantes de erro sem alterar (muito) a resposta transitória. Por fim, você aprenderá a projetar controladores do tipo PD, PI e PID, que estão entre os mais disseminados em aplicações de engenharia de controle.
Valor: 0,00
Carga Horária:
29 de Abril